
A vitória do Brasil sobre o Japão na última sexta-feira (2) garantiu a classificação do país às quartas de final do basquete nas Olimpíadas de 2024. No entanto, o próximo desafio pode ser uma verdadeira pedreira: o Dream Team dos Estados Unidos. A definição dos confrontos do mata-mata será por sorteio, mas já é possível prever alguns cenários.
Por ter avançado como uma das melhores terceiras colocadas, o Brasil está no pote G, que só enfrenta times do pote D – os dois melhores primeiros colocados, onde os Estados Unidos provavelmente estarão. Se o Dream Team vencer Porto Rico neste sábado (3), às 12h15 (horário de Brasília), comporá o pote junto à Alemanha, que estava no grupo do Brasil. Nesse caso, as duas seleções não poderiam se enfrentar nas quartas, o que deixaria o confronto entre Brasil e EUA praticamente definido.
Se ocorrer uma zebra e os Estados Unidos perderem para Porto Rico, eles cairiam para o pote E, e o Canadá entraria no pote D, tornando-se o adversário do Brasil. O último jogo da fase preliminar será entre Sérvia e Sudão do Sul, às 16h, brigando pelas últimas vagas no mata-mata.
As quartas de final serão realizadas no dia 6 de agosto, com jogos começando às 6h e o último às 16h30.