Brasil pode estar entre alvos de vazamento com 16 bilhões de senhas Apple, Google, Meta, Telegram e até acessos governamentais

Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Mais de 16 bilhões de logins e senhas foram expostos num vazamento que a Cybernews classificou como “a maior violação de dados já registrada”. A compilação teria sido extraída de 30 bancos diferentes e, segundo os pesquisadores, “não são apenas vazamentos antigos sendo reciclados, são dados frescos”.

Estão envolvidos serviços como Apple, Google, Meta, Telegram e até acessos governamentais.

O maior banco identificado, com 3,6 bilhões de credenciais, “estaria ligado à população que fala português”, o que pode incluir o Brasil entre os países mais afetados.




Apesar da gravidade, há divergências sobre a autenticidade do volume. A Hudson Rock aponta que seria necessário invadir 320 milhões de computadores para atingir esse número, o que seria “irrealista”. O pesquisador Troy Hunt também trata com cautela e diz que ainda “não está claro se é algo que podemos incluir” em plataformas de monitoramento como o Have I Been Pwned. Mesmo assim, o alerta é claro: os dados permitem acesso a “praticamente qualquer serviço online”, incluindo e-mails, redes sociais e apps de bancos.

O FBI já alertou contra links e SMS suspeitos.







Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …