Brasileiro não confia em sindicatos: apenas 8,4% dos trabalhadores brasileiros estão sindicalizados, revela IBGE

Divulgação / APLB Sindicato

Desde a aprovação da reforma trabalhista em 2017, a participação de trabalhadores brasileiros em sindicatos vem diminuindo ano após ano. Com a extinção da contribuição sindical obrigatória, esse movimento se acelerou entre 2022 e 2023, e atualmente, apenas 8,4% dos 100,7 milhões de pessoas ocupadas no Brasil são associadas a algum sindicato.

Ao final de 2023, o número de trabalhadores sindicalizados caiu para 8,4 milhões, uma queda de 7,8% em relação ao ano anterior. Esse percentual representa o menor patamar da série histórica iniciada em 2012, quando 16,1% dos trabalhadores eram sindicalizados.




A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada pelo IBGE, mostra que, em 2012, o Brasil tinha 14,4 milhões de trabalhadores sindicalizados entre os 89,7 milhões de pessoas formalmente empregadas. Esse número aumentou em 2013, mas a partir de 2016, começou uma queda contínua na sindicalização, mesmo com a recuperação do mercado de trabalho.

Em 2023, essa tendência atingiu seu ponto mais baixo, com apenas 8,4% dos trabalhadores brasileiros vinculados a centrais sindicais.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …