O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), sinalizou ontem (8) que a chapa majoritária do pré-candidato ao governo, José Ronaldo (DEM), está praticamente definida. O democrata, no entanto, não quis mencionar os nomes que vão estar na composição. “Conversas, têm. Especulações, muitas. Mas ainda estamos sem definições”, disse. Atualmente, entre as possibilidades ventiladas para as vagas ao Senado, estão a vereadora Ireuda Silva (PRB) e o do deputado federal Irmão Lázaro (PSC). Bruno mencionou também Jutahy Magalhães Jr. (PSDB), apostando que os tucanos se unirão em torno de José Ronaldo. A vice, no entanto, ainda é uma incógnita.
“Faz parte da política o governo definir a chapa deles para depois definirmos a nossa”, avisou, fazendo alusão ao grupo do governador Rui Costa (PT). “Enquanto não houver uma definição do lado de lá, não haverá uma do lado de cá. Temos diversas alternativas nos mais diversos partidos. Posso assegurar que a chapa está quase completamente formada”, afirmou antes da cerimônia em que o prefeito ACM Neto (DEM) assinou a ordem de serviço para a construção de uma unidade de saúde em Vila Canária. “Há nos partidos um consenso comum de que os nomes serão os que tiverem mais chance de vencer as eleições. Nenhum partido está impondo. Agora é natural que esses nomes saiam dos partidos que compõem a aliança. Hoje são mais de 14 partidos que compõem a base de sustentação da Prefeitura na Câmara Municipal”, disse. “Os nomes especulados são grandes nomes e têm grandes possibilidade de ser. Lázaro, Ireuda, Jutahy, Joseph Bandeira… Têm muitos cogitados. E espero que haja unidade [de todos os partidos de oposição”, acrescentou o vice-prefeito, ao assegurar que têm a “convicção” de que o pré-candidato tucano, João Gualberto (PSDB), desista de uma chapa própria e mude de lado.
Procurado na semana passada, Irmão Lázaro informou que está negociando com os grupos de Zé Ronaldo e Gualberto. “O partido tem todo o interesse. Tenho todo interesse de fazer parte da chapa majoritária. Temos conversado com os dois pré-candidatos, que têm excelente aceitação. Estamos conversando e esperando o momento certo”, disse. Já Ireuda afirmou que não sabe como andam as conversas. “Sei que o PRB tem a mim como uma das possibilidades de compor a majoritária ao Senado, e também soube que isso era visto com muita simpatia pelo prefeito ACM Neto. Independentemente do que venha a acontecer, me sinto preparada para o desafio e reafirmo que estou à disposição do meu partido”, declarou.
Fonte: Tribuna da Bahia On Line