Bruno Reis veta e denuncia tentativa de retorno da “Máfia das Transcons” através de mudanças na Lei Orgânica; VÍDEO

Um trecho da entrevista coletiva concedida pelo prefeito Bruno Reis na tarde desta quarta-feira (10), chamou atenção de agentes políticos “da velha guarda”, jornalistas além, claro, de especuladores e (obscuros e criminosos) empresários: a insistência no retorno da “Máfia das Transcons”, um dos maiores escândalos políticos da história da cidade.

Em 2013, o então titular da SECOM (hoje SEDUR), Cláudio Silva, e o prefeito João Henrique foram condenados a pagar mais de R$ 6,5 milhões “por incorreções na autorização do uso da moeda da construção em 17 empreendimentos da orla”.

Em 2008, denúncias e documentação apresentada pela ex-SECOM e servidora concursada Kátia Carmelo davam conta de um suposto desvio “de mais de R$ 500 milhões no uso da Transferência de Direito de Construir (Transcon).”

No tape a seguir, aponta que “alterações na Lei Orgânica em 2020 sem o conhecimento dos vereadores na época”.

“Imagine poder pagar 100% de IPTU com transcons, ITV, ISS e até a Taxa de Fiscalização. Imagine comprar terrenos que a prefeitura desafeta com Transcons? Querem quebrar a Prefeitura para atender interesses econômicos empresariais. Aqui não! Tudo que era ruim para a cidade eu vetei. Tudo que era contra a cidade eu vetei.  O 100% de pagamento com Transcons eu vetei por duas oportunidades. Foram aprovadas sem serem relatadas em Plenária.”

Assista ao vídeo:



O que é Transcon? A Transcon é um documento expedido pela Prefeitura para pagar os proprietários de terrenos considerados de interesse pelo município. Trata-se de um instrumento através do qual é permitido o aumento do potencial construtivo de um determinado terreno, dentro das normas estabelecidas pelo PDDU. Assim, o portador de uma Transcon pode vendê-la a algum interessado em aumentar o potencial de construção de seu empreendimento. Em resumo, uma moeda em circulação pela cidade.

Suspenso no segundo mandato de João Henrique, o uso da Transferência do Direito de Construir (Transcon), foi reestabelecido em 12 de setembro de 2013 pela Prefeitura de Salvador, através do decreto 24.236/2013. A partir dessa data, as Transcons identificadas como regulares podem voltar a ser utilizadas, respeitando algumas condicionantes.



 

 



 



 

 

 

 

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …