Em ritmo de campanha mesmo há poucos dias que restam antes das eleições no dia 2 de outubro, os candidatos postulantes partem para o tudo ou nada na disputa a prefeitura de Camaçari ao fazer um movimento de fortalecimento político para consolidar o favoritismo e conquistar a eleição no município.
Durante as festividades aos 258 aos de Camaçari, tanto Caetano quanto Elinaldo e Jailce reuniu milhares de eleitores e militantes em uma caminhada na avenida principal do desfile. A ideia é mudar o quadro, atraindo mais eleitores a fim de liquidar a fatura já no primeiro turno. A classe política recepcionou os candidatos durante os festejos e enfatizou que nenhum candidato neste país vence eleição sem apoio de lideranças municipais. Os partidos que disputam a prefeitura em Camaçari contam com o apoio maciço destas lideranças para vencer as eleições.
Acompanhados de aliados, apoiadores, lideranças, militantes, políticos e simpatizantes, os candidatos Luiz Carlos Caetano (PT), Antônio Elinaldo (DEM) e Jailce Andrade (PCdoB) marcaram presença durante as festividades em comemoração ao aniversário da cidade para aproveitar o momento e o tempo de reforçar suas forças e bases políticas diante do eleitorado, sem deixar de destacar o acirramento político que há entre os postulantes do PT e DEM muito forte e presente no município. Os candidatos a prefeito e seus correligionários e colaboradores de campanha fizeram uma espécie de uma festa de camisa vermelha e azul para reforçar suas convicções políticas.
O momento político-eleitoral em Camaçari segue a mesma tendência de Salvador onde os candidatos fazem um intenso movimento de fortalecimento político na cidade na intenção de angariar, fidelizar, consolidar e, porque não dizer, alavancar votos para se reeleger prefeito, como é o caso de Caetano, ou para encarar pela primeira vez o desafio do executivo, como é o caso de Elinaldo, priorizando os compromissos de campanha assumidos e prometidos com a cidade. Isso vale também para o legislativo municipal que busca também por renovação.
Durante o desfile em que celebra os 258 de Camaçari, os candidatos mostraram a cara para o povo, tendo em vista a peculiaridade do evento onde as lideranças de cada município procuram está perto do povo e ouvir o povo.
Na contagem regressiva da escolha do nome de que irá administrar Camaçari, os candidatos terão até quinta-feira (29) para divulgar suas propostas, denúncias e pesquisas no programa eleitoral gratuito. Com a proximidade das eleições municipais de 2 de outubro, que ocorrerão no próximo domingo, a ordem no comando dos partidos que disputam a prefeitura é buscar o contato direto com o eleitor, o chamado ‘corpo a corpo’, na tentativa de convencê-lo de que sua proposta é a melhor para administrar a cidade.
Na cidade, ainda não se sabe qual é a tendência pelo fato de estarmos em um cenário político eleitoral indefinido, apesar das pesquisas de intenções de voto apontarem a vantagem do candidato Elinaldo com 65%, contra 32% de Caetano. Por outro lado, Caetano aposta no debate de ideias e também no embate político para superar os atuais números da pesquisa.
O comando da campanha do candidato petista trabalha forte na tentativa de mudar o quadro e reeleger Caetano ainda no primeiro turno. O candidato Elinaldo crê também nessa possibilidade conquistar o pleito nesta condição, mesmo diante de um cenário de confronto político entre as legendas.
Na comemoração ao aniversário da cidade, Caetano e Elinaldo realizam o último grande ato de campanha antes da votação no primeiro turno. Carros de som e militantes com bandeiras engrossam a apoio político diante do público que reuniu milhares de pessoas em torno da candidatura de ambos os candidatos.
Elinaldo parece está seguro quanto ao crescimento de sua candidatura, mas Caetano pode surpreender em se tornar um grande favorito das pesquisas. Isso vai depender do seu empenho durante a reta final de campanha.
Com os apoios que tem recebido a cada dia, parece que a vantagem de Elinaldo só aumenta e, conforme o demista, não há de se pensar em perder essas eleições. Mas, Caetano tem como principais qualidades a experiência político-administrativa e de um candidato determinado a vencer as eleições para governar Camaçari.
O fato é quem vencer as eleições deste ano terá que ser incansável na defesa da municipalidade e na luta por um novo pacto federativo que garanta a melhor redistribuição dos recursos para a cidade de forma mais justa para que Camaçari desfile uma história de desenvolvimento nos próximos anos em benefício da população.
Rafael Santana/Foto: Rafael Santana/Montagem TV Servidor