
O amor e o respeito propagados nas letras e na sonoridade do Reggae foram celebrados pela Câmara Municipal de Salvador, na noite de quinta-feira (11). Por iniciativa da vereadora Marta Rodrigues (PT), a sessão especial realizada na data em que o ritmo jamaicano é homenageado no Brasil coloriu o Plenário Cosme de Farias com tons africanos.
O Dia Nacional do Reggae foi sancionado pela então presidente Dilma Rousseff em 2012. A data lembra o aniversário de morte do maior expoente do ritmo: o cantor e compositor Bob Marley.
Em Salvador, Marta Rodrigues homenageia o ritmo na Câmara desde 2009 e acredita que esta sessão representa o resgate desta celebração cultural, já que voltou a ser promovido com seu retorno ao Legislativo. Para a vereadora, que dirigiu a mesa do evento, o som de origem jamaicana está diretamente ligado ao amor, respeito e a política.
“Esta sessão é para celebrar e lembrar que Salvador tem o Dia Municipal do Reggae, que é um projeto de minha autoria, como tem a nível nacional. Nós não poderíamos deixar de realizá-la no mesmo dia em que a gente celebra a vida e a luta de Bob Marley, que foi tão inspirador para esta cultura”, disse Marta, ao destacar a “importância da Casa abraçar todos os movimentos culturais”.
“Curar desigualdades”
Enquanto fez uso da tribuna, Marta Rodrigues foi substituída na mesa pelo vereador Sílvio Humberto (PSB), que destacou os 36 anos de morte do ícone Bob Marley e o legado do artista. “Por meio de sua música conscientizou as pessoas, no sentido de que o amor poderia curar as desigualdades raciais”, declara Sílvio.
A sessão especial contou com apresentações do cantor e compositor Kamaphew Tawa, do grupo Rasta Nyahbingi, da cantora Jô Calado e da dançarina Ingrid Luz. Na oportunidade, Marta citou o baiano Edson Gomes para sintetizar a resistência do estilo musical. “Mesmo que o rádio não toque, mesmo que a TV não mostre, aqui vamos nós cantando reggae”, declama a vereadora.
Além da vereadora Marta Rodrigues, a composição da mesa solene contou com as seguintes presenças: Aílton Ferreira, representando a Secretaria da Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia; Alexsandro Reis, representando a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do estado da Bahia; Francisco Assis, representando a Fundação Gregório de Matos (FGM); Gilberto Leal, coordenador nacional de Entidades Negras (Conen); Vivian Caroline, percussionista da Banda Didá; a publicitária e produtora da banda Aspiral do Reggae, Jussara Santana; o divulgador da filosofia Rastafari, Jorge Makandal; o deputado estadual Bira Coroa (PT), o ex-deputado federal Luiz Alberto e o DJ Ras Peu.
Fonte: Secom/CMS