
Na próxima quinta-feira (10), será realizada a audiência pública “Barra: urbanismo, meio ambiente e cidadania”, a partir das 18h30, no Grande Hotel da Barra. O encontro é uma iniciativa da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Salvador e da Associação de Moradores e Amigos da Barra (Amabarra).
O objetivo da audiência é discutir os impactos sociais, urbanos e ambientais na região da Barra, sobretudo no contexto pós-reforma. Um dos bairros mais tradicionais de Salvador passou por uma série de obras durante o primeiro mandato do prefeito ACM Neto, que entregou a “nova Barra” em 2014. Os resultados, no entanto, decepcionaram os moradores e comerciantes da Barra e bairros vizinhos.
Após a reforma, diversos empreendimentos não conseguiram se manter, fechando suas portas e tendo que demitir centenas de trabalhadores. A nova Barra também trouxe impactos ambientais na região, que se mostra insustentável. Diante de diversas consequências negativas, as associações se organizaram e apresentaram demandas para o poder público.
A interlocução com o Legislativo aumentou a partir da realização da primeira edição da Câmara Itinerante, que reuniu representantes de 21 bairros da Prefeitura-Bairro da Barra/Pituba em março desse ano. Para a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), a audiência pública representa um desdobramento concreto do projeto. “O objetivo de realizar sessões nos bairros é justamente aproximar a população de seus representantes. A partir daí, cabe aos vereadores buscarem dialogar com os órgãos responsáveis para resolver as demandas trazidas”, afirmou a legisladora, que coordena o Câmara Itinerante.
Já confirmados para o evento estão os representantes da Amabarra e Guilherme Bellintani, secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo.