O decisivo passo para a revitalização das sedes da Câmara Municipal de Salvador foi dado na noite desta sexta-feira (28), no Salão Nobre, com a assinatura do convênio entre o Poder Legislativo e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a recuperação dos imóveis. A reforma foi viabilizada pela emenda parlamentar do deputado federal Cacá Leão (PP-BA), no valor de R$ 8 milhões, atendendo ao pleito do presidente da Casa, vereador Leo Prates (DEM).
As obras têm previsão de conclusão em 12 meses com intervenções no Paço Municipal, Centro de Cultura, e anexos Bahia Center e Rio Lima. Os dois últimos serão unificados, abrigando setores administrativos, gabinetes legislativos e um novo auditório para a qualificação servidores, vereadores e população em geral.
No Paço Municipal, Leo Prates ressaltou a requalificação de toda a parte elétrica, o avanço do sistema de internet, e a viabilização do Plano de Combate a Incêndios, dando mais segurança à Casa Legislativa. “Já fizemos um grande investimento para a melhoria da internet na Casa, mas não foi muito sentido porque o cabeamento é muito antigo. Eu sempre digo que é como se fosse uma Ferrari andando numa estrada de terra. Essa reforma vai permitir corrigir isso. Agradeço ao empenho do deputado federal Cacá Leão e de toda a equipe do Iphan para a concretização dessa obra, que beneficiará toda a nossa cidade”, afirmou.
O Iphan foi representado pela presidente Kátia Bogéa, que fez questão de enaltecer a “parceria permanente com a Bahia preservação do patrimônio cultural”.
A atuação pela preservação do patrimônio histórico de Salvador, independentemente de ideologia partidária, foi defendida por Cacá Leão. “É o nosso papel. É uma reforma que entrará para a história desse Paço. Estou mundo honrado por poder participar e ser o instrumento dessa revitalização”, disse o parlamentar federal.
O secretário municipal de Turismo, Cláudio Tinoco, agradeceu o empenho dos presidentes da Câmara e do Iphan, além da emenda do deputado Cacá Leão para viabilizar as obras. “Quem ganha é a cidade”, elogiou.
Há três meses, a Diretoria Administrativa (Dirad) da Câmara protocolou junto ao Iphan os projetos referentes à reforma dos prédios do Poder Legislativo. A apresentação da documentação foi formalizada pelo diretor-administrativo da Casa, Leonardo Baruch, e pelo engenheiro Leonardo Paes Leme.