
A Comissão Temporária Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente foi instalada na Câmara Municipal de Salvador para atuar nos próximos dois anos. O presidente do colegiado, vereador Hilton Coelho (PSOL), destacou o trabalho desenvolvido na última legislatura e ressaltou que a comissão funcionou nos quatro anos. A instalação aconteceu na Sala das Comissões Vereadora Laurentina Pugas, no Paço Municipal, na manhã de quarta-feira (10).
“Fizemos um trabalho importante no combate ao extermínio dos adolescentes. Conseguimos reunir oito comissões da Casa para debater esse tema. Destaco, ainda, o debate sobre o orçamento da criança e do adolescente com vistas à inclusão, na Lei Orçamentária Anual 2014 (LOA) e Plano Plurianual 2014-2017 (PPA) de Salvador, de ações voltadas para as mais diversas áreas”, disse o vereador. Hilton convocou os membros do colegiado para iniciar o debate para o próximo PPA.
O colegiado é formado, ainda, por Rogéria Santos (PRB), vice-presidente, Luiz Carlos (PRB), Sílvio Humberto (PSB), Marta Rodrigues (PT), Sidninho (PTN), Cezar Leite (PSDB), Lorena Brandão (PSC) e Ireuda Silva (PRB). “Temos uma sintonia muito grande entre os membros do colegiado. Percebemos em todos uma trajetória importante no desenvolvimento de projetos em respeito e atenção às crianças e adolescentes”, acrescenta Hilton Coelho.
Jovens
A vice-presidente da comissão, vereadora Rogéria Santos, propôs que a comissão realize oitivas para poder aproximar ainda mais as ações do colegiado das necessidades apontadas pelos jovens. “Nós podemos atuar em muitas frentes, como o trabalho escravo e o casamento infantil – o Brasil está em quarto lugar no ranking mundial. A questão do orçamento é muito importante, pois precisamos fazer valer esses direitos no PPA. A gente está aqui na ponta se esforçando para fazer o melhor para aqueles que representam o futuro do nosso país”, disse Rogéria Santos.
Lorena Brandão sugeriu a proposição de ações afirmativas e de programas de saúde, esporte e lazer. “Também destaco a importância de discutirmos a situação da adoção na nossa cidade. Temos muitas crianças em creches e em alalguns casos o processo de adoção é longo e penoso”, disse a vereadora.
“Acredito muito no empreendedorismo e este é um ponto que podemos trabalhar nas comunidades. Os jovens podem ser protagonistas de sua carreira pensando e desenvolvendo algo”, destaca Cezar Leite. A comissão agendou a primeira reunião para o dia 24 deste mês, às 11h, para discutir a pauta de trabalho.
Fonte: Secom/CMS