
A comandante da Ronda Maria da Penha em Salvador, major Denice Santiago Santos do Rosário, receberá no Plenário Cosme de Farias, no próximo dia 6, às 19h, a Comenda Maria Quitéria. A honraria será concedida através de uma iniciativa do vereador Luiz Carlos Suíca (PT).
De acordo com o parlamentar, “a homenageada é uma legítima representante do empoderamento feminino”.
Conforme o vereador, “a PM é composta em sua grande maioria por pessoas do sexo masculino. E a major Denice Santiago conquistou um posto de comando numa função muito importante, que é o combate a ações violentas contra mulheres cometidas por machistas”.
A Ronda Maria da Penha é uma guarnição voltada para a prevenção à violência doméstica e monitora mais de 600 mulheres. Diariamente, incluindo finais de semana e feriados, 71 policiais se revezam em visitas de surpresa a estas mulheres que recorreram à Justiça para manter agressores à distância.
Perfil
Denice Santiago possui graduação em Psicologia pela Faculdade da Cidade do Salvador e também é bacharel em Segurança Pública.
Ela é idealizadora e fundadora do Centro Maria Felipa, que vem a ser o primeiro núcleo de gênero da Polícia Militar no país e tem como uma de suas atribuições garantir que as policiais gestantes não sejam escaladas em serviço operacional.
Fonte: Secom/CMS