
A Câmara de Salvador promove uma série de atividades alusivas ao Novembro Negro. Nesta quinta-feira (23), o Memorial do Legislativo Municipal realizará a Mesa-Redonda: “Negros, Museus e Representatividade, onde está sua Cultura?”. O evento ocorrerá das 9h às 12h, na área externa do Paço Municipal.
Conforme o coordenador do museu, André de Carvalho Conceição, a mesa-redonda “pretende fazer uma reflexão sobre a representatividade de negras e negros nos espaços de poder, questionar os estereótipos e apontar alternativas para a diversidade étnica dentro dos museus”.
Na visão do coordenador, os espaços de museus retratam um relato dos colonizadores e a história do negro é excluída. “Por isso, questionamos onde está a representatividade?”, explica.
Palestrantes
Um dos palestrantes convidados para o debate é o presidente da Comissão de Cultura, vereador Sílvio Humberto (PSB). O parlamentar também é professor e economista formado pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
A diretora da Escola do Legislativo e especialista em Direitos Humanos pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), vereadora Marta Rodrigues (PT), participa também do debate.
A professora e escritora Iray Galvão é outra convidada para a mesa-redonda. Entre seus livros publicados está a obra intitulada “Lendas Africanas” (2009, Editora Kalango). Iray exerce o cargo de chefe de Intercâmbio da Casa do Benin.
Estudantes do ensino médio, universitários e professores integram o público-alvo do evento. “Entre outros objetivos, queremos estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre história e memória, fazendo a visita ao museu mais dinâmica e prazerosa”, ressalta André Conceição.
Fonte: Secom/CMS