
Com o objetivo de discutir e buscar soluções para a maior festa de rua do planeta, teve início na segunda-feira (5), no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina, o “Seminário Panorama Carnaval 2018”. Até esta terça-feira (5) temas relativos à festa momesca do próximo ano serão debatidos por representantes do Poder Legislativo, órgãos públicos da Prefeitura e do Governo do Estado, Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) e representantes do trade carnavalesco (artistas, produtores e dirigentes de entidades culturais).
Presente à abertura dos trabalhos, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Leo Prates (DEM), pontuou que “desde o começo da nossa gestão estamos trabalhando pelo fortalecimento das comissões”. O referido seminário é uma atividade da Comissão Especial do Carnaval do Legislativo. Prates também ressaltou o “resgate de iniciativas positivas da Casa, como a realização do Seminário Panorama Carnaval 2018”. Esta ação da Câmara de promover este debate com outras instâncias de poderes públicos, entidades privadas e sociedade civil organizada não acontecia há dois anos.
Já o presidente da Comissão Especial do Carnaval, Moisés Rocha (PT), avaliou que “a festa se expandiu e teve uma série de transformações através de sua história, que foram fortalecendo este evento. Portanto, estamos debatendo os caminhos do Carnaval para que o evento tenha sempre mais brilho”.
Prestigiando também a Mesa de abertura dos trabalhos, Pedro Costa, presidente do Comcar, classificou o Carnaval como “uma festa público-privada”. Costa pontuou que o “nosso Carnaval é o único do Brasil regido por uma legislação que estabelece as condutas dos respectivos órgãos”. Ele refere-se à Lei 4538/92. De acordo com este marco legal, foi estabelecido que “a organização do Carnaval de Salvador será exercida com a participação dos seguintes órgãos: Conselho Municipal do Carnaval; Coordenação e Órgão Executivo”. Integram o Comcar representantes de órgãos públicos e entidades carnavalescas.
Programação
Nesta terça-feira (6), ocorrerão três painéis no seminário. A partir de 10h30 o tema das discussões será “Carnaval, Cultura e Entretenimento”. No turno da tarde os trabalhos serão iniciados com o Painel “Captação Compartilhada”, às 14h. E o evento será finalizado com a atividade “Caldeirão Cultural”, às 16 horas.
Os seguintes vereadores Duda Sanches (DEM), Odiosvaldo Vigas (PDT), Henrique Carballal (PV), Maurício Trindade (DEM), José Trindade (PSL), Kiki Bispo (PTB), Silvio Humberto (PSB) e Felipe Lucas (PMDB), que é o vice-presidente da comissão.
compareceram à abertura dos trabalhos.
Este ciclo de debates contou também na segunda-feira com a presença de autoridades governamentais (Diogo Medrado, presidente da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa), Cláudio Tinoco, secretário municipal de Cultura e Turismo), e os artistas Tonho Matéria e Sarajane. Um dos participantes do “Caldeirão Cultural” nesta terça será o músico Carlinhos Brown.
Fonte: Secom/CMS