O busto relicário de São Francisco Xavier, padroeiro de Salvador, chegou à Câmara Municipal na tarde de terça-feira (9) e ficará em vigília até às 15h30 de amanhã. A imagem voltará em procissão para a Igreja de São Pedro dos Clérigos, no Terreiro de Jesus, onde haverá missa solene presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. A festa religiosa, que completa 331 anos, contará com apresentação do Coral da Câmara.
O padroeiro foi recepcionado no Paço Municipal pelo presidente Leo Prates (DEM) e pelos vereadores Joceval Rodrigues (PPS), Kiki Bispo (PTB), Teo Senna (PHS) e Aladilce Souza (PCdoB). Padre Lázaro Muniz fez uma celebração, pedindo a São Francisco Xavier proteção para a Câmara e para a cidade.
Coube ao historiador Francisco Sena fazer um rápido histórico sobre a escolha do santo para padroeiro da capital baiana, o que ocorreu em dois momentos: em 1686 por bula papal e em 1855 pela Câmara Municipal, quando Salvador foi assolada por epidemia de cólera morbus. “A escolha de São Francisco Xavier como padroeiros foi consagrada por vontade popular”, frisa.
Desde então, a cada ano, sempre no dia 10 de maio, a data é marcada com realização de missa e procissão pelo Terreiro de Jesus, renovando a fé cristã. A Câmara Municipal sempre participou das comemorações pelo padroeiro, ao lado da Arquidiocese de São Salvador.
Fonte: Secom/CMS