A sessão ordinária na tarde desta terça-feira (16) na Câmara Municipal caiu pelo segundo dia consecutivo por falta de quórum por parte dos vereadores. Após a tentativa frustrada de abertura da sessão, o painel apontou a ausência dos 43 vereadores da Casa. Ontem, a sessão também já havia sido encerrada por conta do número insuficiente de legisladores em que também não houve quórum suficiente. Ontem e hoje, a sessão foi encerrada por volta das 15h.
A “justificativa” para a ausência deve-se a disputa municipal em Salvador e em todo o país que começa hoje (16), o que não é nenhuma novidade em período eleitoral. Afinal, alguns dos legisladores tentam se manter no parlamento pelos próximos quatro anos.
O problema é que os vereadores não respeitam o horário da sessão, que deveria durar duas horas, mas ontem e hoje o que se viu foi o esvaziamento do plenário.
Seja lá qual for o motivo do esvaziamento do plenário, é preciso que o eleitor fique atento sobre quem permanece na sessão até que ela seja derrubada por ausências dos pares. Ausências que serão justificadas e que não acarretarão nenhuma punição aos faltosos, que batem o ponto e saem de fininho logo depois.
Rafael Santana