
O Carnaval é uma festa que exige esforço conjunto de muitos profissionais de diferentes áreas para acontecer com conforto e segurança. O que alguns não sabem é que a festa também conta com a participação dos profissionais da Medicina Veterinária, que atuam em diversas frentes para garantir não apenas o bem-estar animal, mas a segurança alimentar dos foliões e a saúde pública.
Professora e coordenadora do Centro Médico Veterinário da Universidade Salvador (UNIFACS), Simone Freitas explica que, durante a folia, os médicos veterinários que compõem as equipes da Vigilância Sanitária trabalham para evitar infecção na população por ingestão de produtos contaminados ou malconservados. Isso é importante pois nem sempre é possível notar as condições de um produto pela aparência, gosto ou cheiro.
Além disso, trabalham na prevenção e controle de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas entre animais e humanos. Também atuam na conscientização sobre a posse responsável e os cuidados com os animais em meio à festa, ajudando a minimizar riscos e garantir o bem-estar dos bichinhos.