O vereador Antônio Carolino (DC) apresentou, no começo do ano de 2024, um ofício à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) solicitando mais uma edição do projeto “Saúde nos Bairros” para o bairro da Boca do Rio. Ainda em 2023, o vereador fez a mesma solicitação para o bairro de Itapuã, com o intuito de atender a população mais carente das mencionadas comunidades soteropolitanas.
No mês de junho, o Saúde nos Bairros atende 3 regiões simultaneamente. Além da Praça João Amaral, em Amaralina, o projeto também está funcionando, desde segunda-feira (17), na Arena Daniela Mercury, na orla da Boca do Rio, e no campo de futebol Arena KM 17, em Itapuã.
A proposta da iniciativa é facilitar a vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com a oferta de exames e consultas realizados em unidades móveis, que contam com uma estrutura completa de equipamentos e profissionais capacitados. “Temos sempre a rotina de pedir o ótimo Saúde nos Bairros para a Secretaria Municipal de Saúde. Já está na programação do mês de agosto o bairro de Pituaçu, graças a Deus”, revela Carolino.
O titular da SMS, Alexandre Reis, destacou a importância do Saúde nos Bairros para a população mais carente de Salvador. “O programa já percorreu mais de 60 bairros da nossa capital e seguimos trabalhando, agora com ação ampliada e beneficiando 3 localidades ao mesmo tempo, para fortalecer o cuidado integral aos soteropolitanos”, declarou. Já o vereador Antônio Carolino agradeceu a atenção e o carinho da Prefeitura para os bairros mais periféricos do município, e aos seus pedidos em especial.
Os serviços são ofertados através de demanda espontânea, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h, não sendo necessária a marcação prévia. Os interessados devem comparecer ao local munidos do documento de identificação com foto, Cartão do SUS e guia de solicitação nos casos necessários.
Nas localidades estão sendo oferecidas consultas médicas especializadas, pediatria aos sábados, vacinação, exames laboratoriais, preventivos, serviços de odontologia, agendamentos para raio x, realização de ultrassonografias (USG Abdome total, USG Mama bilateral, USG Tireoide, USG Doppler colorido carótidas, USG Pélvica [ginecológica]), eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma transtorácico e mamografia bilateral. Além disso, realiza-se a captação de pacientes para cirurgias eletivas.
Em pouco mais de um ano, o programa já garantiu mais de 1 milhão de procedimentos aos soteropolitanos, com atendimento mais perto das suas residências. “Durante o período de 15 dias, tempo médio em que está ativo em uma determinada localidade, o número de atendimentos é variável entre 10 a 12 mil pacientes”, destacou a diretora de Regulação, Controle e Avaliação da SMS, Daniela Alcântara.