Cartilha orienta os profissionais de saúde sobre preenchimento correto de dados

Divulgação Secretaria Municipal de Saúde
Com o intuito de realizar a coleta precisa de dados, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta a todos os profissionais da rede que preencham corretamente as informações dos pacientes atendidos nas unidades municipais. Uma cartilha foi criada para orientar profissionais e usuários sobre a importância da autodeclaração.  Através do preenchimento de dados, é possível identificar a idade, sexo e a cor/raça do usuário. O quesito raça/cor é usado nos censos demográficos do país desde 1872. No entanto, se tornou obrigatoriedade em 2017, sob a portaria n° 344/2017, onde o preenchimento deve constar em todos os instrumentos de coleta de dados.
“Considerando e aproveitando esse momento da pandemia de Covid-19, resolvemos fortalecer e criar uma cartilha para orientar os profissionais de saúde para que que realizem de forma correta e explicita o preenchimento dos dados e o quesito raça/cor do paciente”, diz a enfermeira e técnica do Campo Temático da Saúde da População Negra, Elenilda Farias.
A proposta da autodeclaração criada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), inclui cinco categorias para a identificação do pertencimento racial: preta, branca, parda, indígena ou amarela. O usuário deve ser orientado pelo profissional sobre as cinco possíveis categorias, respeitando-o diante de sua declaração.
“O profissional de saúde acaba ficando com receio de perguntar qual a raça/cor do usuário, com medo de ser interpretado de forma errada, como o estivesse discriminando. Pelo contrário, o objetivo da pergunta é incluir. Ou seja, nessa cartilha nós buscamos orientar ambas partes sobre o processo do quesito”, explica.
Além de facilitar e ajudar o indivíduo na autodeclaração, a coleta dos dados também é utilizada para identificar qual o bairro, idade, sexo ou raça são atingidos pela doença. Para ter acesso a cartilha e verificar todas as informações, o indivíduo deve acessar o site da SMS, através do link https://www.saude.salvador.ba.gov.br/codiv-19-cartilha-orientacao-para-o-preenchimento-do-quesito-racacor-para-profissionais-de-saude.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …