
Um balanço feito pelo TV Servidor da quantidade de faltas nas sessões semanais na Câmara Municipal, de fevereiro à junho, apontou o nome de Catia Rodrigues (PHS) como a vereadora mais ausente. Logo atrás dela está o vereador Paulo Câmara (PSDB), que se licenciou do mandato para assumir a Secretaria Nacional de Assuntos Federativos.
O TV Servidor fez um levantamento da frequência dos 43 vereadores. Os dados foram divulgados pela própria Câmara. Entre os vereadores, Cátia Rodrigues e Paulo Câmara despontam com maior número de faltas no ano. Ao todo, o parlamentar, que foi o mais votado nas eleições de 2016, faltou nove vezes com a maioria das ausências justificadas por “motivo de força maior” e por problemas de saúde com apresentação de atestado médico.
O levantamento aponta que dos 43 vereadores, apenas 10 não tiveram ainda faltas este ano: o recém-empossado Atanázio Júlio (PSDB); os novatos Hélio Ferreira (PCdoB), Marcelle Moraes (PV) e Ricardo Almeida (PSC); além de Marta Rodrigues e Luiz Carlos Suíca (ambos do PT); Isnard Araújo e Téo Senna (do PHS); Luiz Carlos (PRB) e Vado Malassombrado (DEM).
Já a vereadora Cátia Rodrigues, que é casada com o deputado federal Pastor Luciano Braga (PRB), esteve presente em 19 das 38 sessões ordinárias até agora na Casa, que coresponde a 50%. Nas 14 faltas, a edil apresentou licença médica para tratamento de saúde como justificativa da sua ausência, devidamente comprovada por atestados e documentos médicos.
Abordada pelo TV Servidor, a vereadora voltou a justificar a ausência por estar sob cuidados médicos para evitar o agravamento de sua saúde.
Na condição de vereador, o tucano solicitou cinco licenças para tratar de interesse particular e três para exercer função no governo federal, após a nomeação. Além disso, o tucano se ausentou uma vez sem apresentar justificativa.
Na lista entre os mais faltosos estão ainda Ana Rita Tavares (PMB), com quatro licenças para tratar de interesses pessoais e três ausências; e Orlando Palhinha (DEM), também com sete licenças.
Rafael Santana