Cezar Leite critica descaso e omissão do estado no atendimento às vítimas da tragédia em Mar Grande e aponta necessidade de investigação para punir os responsáveis

Crédito: Lucas Oliveria/TV Servidor

Ao manifestar sensibilidade e solidariedade aos sobreviventes e respeito aos mortos da tragedia em Mar Grande, o vereador Cezar Leite (PSDB) manifestou lamentação durante sessão ordinária na segunda-feira (28), mas lembrou que é preciso ter um acompanhamento do poder público, uma agência que não fique omissa, mas que realmente trabalhe e verifique as condições de segurança para evitar outros acidentes.

“Infelizmente, no Brasil, a gente vê de forma rotineira acidentes acontecerem e nada de resposta posterior. A gente espera que a Agerba, que é uma agência do governo do Estado, que é um cabide de emprego, todos sabem, é coordenado por pessoas incompetentes que não sabem fazer gestão acontecer. Um acidente gravíssimo e eu espero também que o governo preste atenção nas outras agências, nas outras formas de acompanhamento. Sempre vale mais a solidariedade. É o momento de ajudar, de acolher os familiares, ajudar no que for preciso, fazer uma investigação sim para saber a real razão do naufrágio, porque nada acontece sem causa. Alguma coisa aconteceu e precisa ser identificado para saber quem são os responsáveis para que lá na frente não tenha outros acidentes. É pra isso que serve as investigações para saber o que realmente aconteceu e evitar lá na frente. Vale a solidariedade neste momento. Não vejo como uma questão de jogo político, o que eu vejo é uma busca de responsáveis. Infelizmente, ao buscar os responsáveis, se entra no campo político porque existem as agências de regulação que são vinculadas à governos. Todos já sabem que a Agerba é incompetente há muito tempo. O governador sai nos momentos mais críticos da sua população. Ele se coloca a par como se não fosse com ele, mas foi com ele. Ele governa o estado. Ele precisa ter postura ele esta posicionamento e não viajar e mandar mensagens por Twitter ou e-mail”, critica.

Leite sugere a possibilidade de privatização do serviço de transporte. “Se tivesse realmente um transporte privatizado em que se faz a vigilância das condições seria muito melhor do que o atual serviço. Sou favorável à privatização e a concorrência e não a concessão a apenas uma empresa sem concorrência, mas abrir para empresas privadas com demais empresas”, sugere.

O vereador, que é também médico, parabenizou o diretor do Serviço Médico de Atendimento de Urgência (SAMU), Ivan Paiva, pelo trabalho no Terminal Marítimo de Salvador de atendimento às vítimas em Mar Grande disponibilizado pela prefeitura de Salvador.

“A prefeitura de Salvador colocou todo o servico do Samu a disposição, mesmo em outras áreas que já estavam em outro município, pois a prefeitura entendeu que é preciso preservar a vida das pessoas. E o Samu foi e fez o serviço. Um trabalho muito bonito e eficiente dos colegas médicos da Samu. Acompanhei de perto, estava no Terminal Marítimo de Salvador. Quero dá os meus parabéns pela efetividade da Samu, pela humanidade dos colegas médicos no atendimento, e também, a Associação Psiquiátrica da Bahia por ter se colocado voluntariamente para o atendimento às vítimas, que podem ter uma sequela pós-traumática. Para evitar que se tenha, se faz o atendimento e o acolhimento, e a Associação de Psiquiatria da Bahia se colocou a disposição. Eu solicitei que a Agerba faça o transporte dos colegas que querem ir na quarta-feira em número de 10 para fazer esse atendimento em Vera Cruz”, disse Cezar.

Rafael Santana

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …