
O vereador Cezar Leite (PSDB) defende a necessidade de uma reforma da máquina pública, além da previdenciária, trabalhista e política, porque para o tucano, é preciso enxugar o estado, o que vai na mesma linha do seu colega de partido, o deputado federal Pedro Cunha Lima ao defender também que o governo federal deve fazer a reforma da máquina pública, antes de realizar reformas como a da previdência e a trabalhista. Para o deputado, é necessário cortar gastos e privilégios e não cortar amparo social, prejudicando diretamente a população.
“Não temos que cobrar mais impostos e mais taxas, inchar o estado para poder ter atividades que até a iniciativa privada pode realizar. O Estado precisa se concentrar no essencial, que é saúde, educação, segurança, justiça e assistência social, e os demais, o mercado pode atuar fortemente. Eu concordo sim com o pensamento de que a máquina pública tem que ser enxuta”, afirma o vereador.
Dentro da reforma da previdência, o vereador se posiciona contra as modificações nas aposentadorias dos agricultores, porém reconhece a necessidade de mudança em outros aspectos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287). Para Leite, mexer na aposentadoria do trabalhador rural é contribuir para as desigualdades sociais.
Rafael Santana