
A invasão da Câmara de Salvador nesta quarta (22) virou caso de Justiça. O vereador Cezar Leite anunciou que vai entrar com um pedido de cassação do mandato do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), acusado de liderar o tumulto ao lado de sindicalistas do Sindseps, da APLB e do ex-candidato a prefeito Kleber Rosa.
“Invadiram com muita violência, patrimônio público danificado, vereador ferido, servidoras ameaçadas”, relatou Cezar. Segundo ele, a ação foi “terrorismo sindical promovido pela esquerda” para impedir uma votação legítima.
Leite denunciou que Hilton não tentou mediar nada, mas “entrou com uma tropa de choque, gritando que iam ocupar e sair com ganho. Isso não é papel de deputado estadual”. Ele também afirmou que “nunca viveu algo assim” e que “as mulheres presentes ficaram assustadas com o nível de agressividade”.
O vereador cobrou ainda uma resposta da Assembleia Legislativa da Bahia: “Não é possível que aceitem esse tipo de comportamento de um parlamentar”.
Para Cezar, a democracia está em risco com esse tipo de conduta. “A esquerda não debate, quebra, invade e mete medo nas pessoas. Se a gente permitir que toda votação seja interrompida por gente violenta, acabou a democracia.”
O caso já repercute entre vereadores e deputados, que devem apresentar a representação contra Hilton Coelho ainda esta semana.