Codesal retoma varredura dos circuitos da folia




Embora o Carnaval já tenha, no último final de semana, tomado às ruas de Salvador, profissionais da Defesa Civil de Salvador (Codesal) retomaram hoje (13/02) a varredura preventiva nos circuitos Osmar (Centro) e Batatinha (Pelourinho), juntamente com os órgãos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC). As vistorias foram iniciadas na última sexta-feira (09/02) no circuito Barra-Ondina e prosseguem até amanhã.

No período que antecede o Carnaval, profissionais da Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizam vistorias com o objetivo de identificar as vulnerabilidades existentes nos circuitos oficiais e nos bairros onde ocorrem a festa, propondo aos órgãos competentes a execução de medidas para diminuir os riscos, buscando garantir a segurança dos foliões e possibilitar agilidade nas ações de resposta aos acidentes que possam ocorrer.

“A Codesal atua nos bastidores da festa no sentido de cumprir sua maior missão que é a prevenção de ocorrências”, afirma o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Fiação de telefonia baixa e solta, buracos, iluminação pública precisando de reparos, abrigos de ônibus danificados e pedras portuguesas soltas têm sido algumas das irregularidades constatadas pelas equipes da Defesa Civil.

“As varreduras agora executadas consistem de uma rechecagem dos pontos onde foram feitas demandas em vistorias anteriores para identificar se os problemas foram solucionados”, diz a subcoordenadora de Áreas de Riscos, Rita Jane Moraes.

ASCOM Codesal

Participaram da vistoria, a Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), Transalvador, Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Diretoria de Iluminação Pública, Secretaria de Ordem Pública (Semop), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Coelba e Bahiagás.

Plantão – No período de realização do Carnaval, a Codesal reforçará seu plantão de 24 horas na sede do órgão, na Avenida Mario Leal Ferreira (Bonocô), atendendo as emergências pelo telefone gratuito 199, além de manter postos nos circuitos da festa, visando atender eventualidades que venham a ocorrer.



Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …