Com 61 mil homicídios, por que só 12 baianos estão em presídios federais? Quem protege os chefes do crime na Bahia?

Reprodução Youtube

Mesmo com a Bahia liderando o número de homicídios no Brasil desde 2015, com impressionantes 61.249 assassinatos (16 mil a mais que o Rio de Janeiro), o estado praticamente não envia seus criminosos mais perigosos para os presídios federais.

Segundo dados do Depen obtidos via LAI, a Bahia tem apenas 12 detentos sob custódia federal, atrás de estados nordestinos como Paraíba, Pernambuco e até o Rio Grande do Norte. Enquanto isso, as mortes provocadas por ações policiais explodiram: foram 1.701 em 2023, um salto de 15% em relação a 2022, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.




A pergunta que ecoa nas ruas é: com tantos homicídios, latrocínios e facções, por que os chefes do crime continuam por aqui? No ranking de nascidos em presídios federais, a Bahia ocupa apenas a 15ª posição, mesmo com uma rede de 24 unidades estaduais superlotadas e cada vez mais violentas.

A maioria dos crimes que levam alguém ao sistema federal são por roubo (145), tráfico (107), homicídio (81) e organização criminosa.







Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *