Combate ao trabalho infantil é tema de sessão na Câmara nesta terça-feira (13)

P
Crédito: Mathias Jaimes/TV Servidor

Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, será realizada uma sessão especial na Câmara Municipal de Salvador que discutirá os desafios relacionados à exploração de crianças e adolescentes. Com o tema “Os efeitos do trabalho infantil e as ações para erradicação em Salvador”, o evento ocorre na terça-feira (13), às 15h, no Plenário Cosme de Farias.

A sessão será promovida pelas vereadoras Aladilce Souza (PCdoB) e Rogéria Santos (PRB), em parceria com entidades do movimento social, órgãos do poder público e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipa).

Para Rogéria Santos, o tema merece discussão, pois se trata de uma realidade que atinge milhares de crianças e adolescentes, comprometendo a formação e o futuro dessas pessoas. Analisando o assunto, a vereadora observou que muitos pais acham que é melhor deixar os adolescentes no trabalho. “Num encontro em Brasília com a ministra do Tribunal Superior do Trabalho soube que 80% dos detentos do atual sistema prisional já tiveram experiências com o trabalho infantil. Foram formados cidadãos de bem com esse ofício prematuro?”, questionou Rogéria.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), de 2014, em Salvador e região metropolitana, 47 mil crianças e jovens na faixa etária de 10 a 17 anos já trabalhavam. Na Bahia, 296 mil na faixa de 5 a 17 anos. Apesar das ocorrências, segundo levantamento da Superintendência Regional do Trabalho (SRTE-BA), a quantidade de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no estado reduziu-se 78% de 2008 a 2015.

A vereadora Aladilce chama a atenção para a crise econômica que o país atravessa, além dos cortes nos investimentos sociais promovidos pelo governo Temer, o que aumenta a vulnerabilidade das famílias mais pobres. “Salvador é a capital do desemprego e as consequências disso se vê nas ruas, com crianças trabalhando dia e noite para complementar a renda dos pais”, destaca Aladilce.

De acordo com as vereadoras que promovem a sessão, o encontro também buscará discutir políticas públicas para erradicar o trabalho infantil. Foram convidados conselheiros, representantes do movimento social, de organizações da sociedade civil e do poder público, a exemplo do Ministério Público Estadual; Tribunal Regional do Trabalho; Ministério Público do Trabalho; das secretarias municipais do Trabalho (Semtel), de Políticas para Mulheres, Crianças e Jovens (SPMJ) e de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps); além das secretarias estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS); e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …