Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara recebe propostas de combate à violência durante audiência pública em Cajazeiras

Crédito: Divulgação/Assessoria da vereadora Marta Rodrigues (PT)

Uma audiência pública ocorrida no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, na tarde de segunda-feira (30 de outubro), debateu formas  de combater diversos tipos de violência.  O encontro foi idealizado pelo ‘Movimento em Prol da Paz em Cajazeiras’. Os participantes discutiram o extermínio da juventude, a violência contra as mulheres, o racismo, a intolerância religiosa, de gênero e bulliyng.

Marcaram presença a deputada estadual Maria Del Carmen (PT), representantes das secretarias de Segurança Pública do Estado, da Educação do Estado, da Saúde do Município, da Sudesb, da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da 3ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

Conforme o padre Ferdinando, do Capdever (Centro Afro de Promoção e Defesa da Vida Padre Ezequiel Ramin), o bairro Cajazeiras carece de muitos equipamentos públicos, principalmente aqueles que colaborem com a retirada dos jovens do caminho das drogas. Na audiência, jovens pediram a requalificação das quadras e campos de futebol, a promoção de eventos esportivos e a contratação de agentes educadores para a prefeitura-bairro. “Faltam áreas cobertas para práticas de atividades de Esporte, Cultura e Lazer e as poucas que existem, sofrem com a falta de manutenção”.

Outra proposta apresentada aos presentes foi a construção de uma ciclovia em todo o bairro. Na categoria ‘Moradia’, os presentes denunciaram a suspensão do Programa Minha Casa Minha Vida, a ausência de creches e postos de saúde, a precariedade do transporte público, dentre outros. “Cajazeiras ainda não tem metrô, os ônibus são sujos e velhos. Nós convivemos há anos com essa precaridade”, destaca.

A audiência ouviu diversos segmentos, que, em reuniões anteriores, definiram grupos de trabalho para que fossem apresentadas as propostas.  A maioria dos participantes reforçou a importância de se combater a violência contra a mulher e o extermínio da juventude negra. “Precisamos em Cajazeiras de palestras educativas que priorizem o banimento dessa violência, cursos voltados para as mulheres buscarem sua independência financeira, centro que acolha as mulheres vítimas de violência e a promoção da igualdade e do empoderamento das mulheres”, destaca um dos documentos produzidos pelo Movimento em Prol da Paz em Cajazeiras.

Para a vereadora Marta Rodrigues (PT), iniciativas como a do Movimento em Prol da Paz em Cajazeiras são de extrema importância para que a Câmara tome conhecimento dos anseios e preocupações da população, para buscar, dessa forma, encontrar saídas e alternativas junto ao Executivo Municipal  e ao Executivo Estadual. “Nosso papel como vereadoras e vereadores é de estar aberto a todas as demandas da população, acolhendo e levando a discussão para dentro da Casa”, declara.

Fonte: Secom/CMS

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …