Comissão Permanente de Legislação Participativa irá acolher sugestões de projetos de lei da população

A Câmara Municipal de Salvador reforçou a importância da participação popular na gestão da cidade com a apresentação, na manhã desta segunda-feira (11), da Comissão Permanente de Legislação Participativa, em solenidade no Plenário Cosme de Farias. O presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD), destacou que o colegiado garante a presença do povo na decisão dos rumos da cidade com o acolhimento de sugestões de projetos de lei e emendas à Lei Orgânica do Município (LOM). O colegiado é presidido pelo vereador Edvaldo Brito (PSD).

“Faremos com que essa comissão seja exemplo para várias capitais. É importante que a população entenda que seu papel é para além de criticar, expor em redes sociais. O cidadão tem acesso garantido a essa Casa para debater os temas da cidade. Neste momento, por exemplo, temos uma discussão importante que é a regulamentação do transporte por aplicativo e o cidadão pode participar”, disse Geraldo Júnior.

“Seremos firmes no propósito dessa comissão. O slogan dessa Casa, “O futuro da cidade passa por aqui”, está sendo levado a sério e hoje ganha reforço com essa apresentação”, disse Edvaldo Brito. Ele pontuou que a criação da comissão foi inspirada na Câmara dos Deputados que, desde 2001, tem iniciativa similar. “Essa iniciativa é diferenciada em tudo. A presença da população aqui hoje nessa apresentação já é um prenúncio de que teremos o povo cada dia mais presente no poder”, completou Brito. Os detalhes para acolhimento dos projetos serão definidos pelo colegiado em reunião na próxima segunda-feira (18). “Salvador ganha hoje mais de dois milhões de vereadores. Na esfera federal essa é uma iniciativa que vem dando certo. A Lei da Ficha Limpa teve origem em uma indicação popular. Esse colegiado já aprovou 1.046 projetos e 552 viraram leis”, enumerou o deputado federal Antônio Brito (PSD).

Participação popular – Presente à solenidade, a cuidadora de idosos Sônia da Silva, moradora de Cosme de Farias, aprovou a iniciativa. “Dá mais vez e voz ao povo. A gente pode participar, sugerir leis para coisas do nosso dia a dia”, afirmou Sônia. “Hoje a população já pode sugerir projetos de lei, mas, ao criar uma comissão específica para isso, a Câmara facilita o procedimento e dá mais visibilidade ao processo. É um passo importante para a cidade, pois as leis deixam de vir de cima para baixo e podem passar a ser feitas também por nós, que somos a base da sociedade”, disse o assistente social Márcio Lima, morador de São Caetano.

Para a professora Magaly Souza, moradora de Periperi, é importante poder contribuir com a elaboração de leis: “O povo tem a capacidade de opinar e não apensas acatar. Nós sabemos o que é melhor para nosso bairro e nossa cidade”.

A comissão tem como vice-presidente o vereador José Trindade (Podemos) e como integrantes os vereadores Toinho Carolino (Podemos), Maurício Trindade (DEM), Moisés Rocha (PT), Demétrio Oliveira (DEM) e Atanázio Júlio (PSDB).

A mesa da solenidade foi composta, ainda, pela coordenadora executiva da Secretaria Estadual de Relações Institucionais (Serin), Maíra Miranda, representando o governador Ruy Costa; pelo promotor Marcelo Guedes; pelo tenente-coronel Arnaldo Neto, representando o comandante da PM-BA, coronel Anselmo Brandão; pelo presidente do Instituto Geográfico da Bahia, Eduardo Castro; o capitão de fragata Nilton Cézar, representando o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Marcelo Campos; o ex-prefeito de Salvador, Manoel Castro, e a governadora do Rotary Club, Anaci Paim.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …