
A capital baiana contará com uma nova estrutura voltada à saúde animal: o Complexo Médico Veterinário da Universidade Salvador (UNIFACS). Localizado no Campus Tancredo Neves, no bairro Caminho das Árvores, a unidade irá oferecer atendimentos clínicos, cirúrgicos e de diversas especialidades para animais de pequeno e grande porte.
Dentre os serviços oferecidos, estarão: consultas clínicas e de especialidades, vacinas, exames laboratoriais, ultrassonografia, radiografia, eletrocardiograma, procedimentos cirúrgicos de baixa, média e alta complexidade para cães, gatos e pets exóticos – inclusive cirurgias ortopédicas, fisioterapia e reabilitação para cães e gatos e, atendimento clínico e exames para equinos, bovinos e pequenos ruminantes.
“Estamos orgulhosos em anunciar a implementação do nosso Complexo Veterinário, um ambiente que alia excelência acadêmica, tecnologia médica e hospitalar, práticas integrativas, especialidades e compromisso social. Nosso objetivo é proporcionar um espaço de aprendizado que atende às demandas da área da Medicina Veterinária e fornecer à comunidade externa serviços especializados, visando sempre o cuidado e o bem-estar animal com qualidade e responsabilidade”, afirma Bruno Soares, médico veterinário, mestre e doutor em Ciência Animal pela UFMG e diretor da UNIFACS.
A estrutura do local conta com laboratórios de exames complementares, clínica de pequenos animais e pets exóticos, salas para vacinação, doenças infecciosas, fisioterapia, reabilitação com hidroesteira, diagnóstico por imagem, clínica de equinos, bovinos e pequenos ruminantes.
Além disso, o ambiente está equipado com um bloco cirúrgico com central de materiais e esterilização, salas de apoio, pré-operatório, paramentação médica, de cirurgias com transmissão síncrona para sala acadêmica, de pós-operatório e internação, expurgo e espaços administrativos e de circulação, como recepção, vestiários e estacionamento.
De acordo com Aline Quintela, coordenadora do curso de medicina veterinária, “a vivência prática no Complexo é essencial para que o aluno desenvolva habilidades clínicas, comportamentais e técnicas. Essa experiência amplia a visão do futuro profissional e o prepara para os desafios do mercado.”
Atendimento à comunidade – O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 07h às 22h, e aos sábados das 08h às 12h. Os agendamentos serão feitos de forma prática, através do WhatsApp (71) 3203- 2649, ampliando o acesso da população aos serviços veterinários. Além do atendimento clínico, o Complexo também irá fomentar ações educativas e preventivas com foco no cuidado responsável e no bem-estar dos animais e projetos sociais voltados a cavalos de carroceiros e animais de pequenos e médios produtores rurais.