Concessões de energia geram R$ 16 bilhões para o governo

Crédito: Portal Petrobrás

Cerca de R$ 16 bilhões vão ingressar nos cofres públicos em função do programa de concessões na área de energia. Em leilões realizados nesta quarta-feira (27), os resultados obtidos foram avaliados como melhores que o esperado por integrantes do mercado financeiro e pelo governo, com ágio em todas as operações. Somente no leilão de quatro usinas hidrelétricas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o ágio chegou a 9,37% sobre o lance mínimo. Agora, as usinas hidrelétricas de São Simão (GO/MG), Jaguara (MG/SP), Miranda (MG) e Volta Grande (MG/SP) serão operadas pela iniciativa privada nos próximos 30 anos.

Maior usina do pacote, a hidrelétrica de São Simão foi arrematada pela chinesa State Power Investment Group, enquanto as usinas de Jaguara e Miranda serão operadas pelo consórcio Engie Brasil. Já a usina de Volta Grande ficou com a Enel Brasil.

De acordo com as regras previstas no edital, o leilão dos projetos ocorreu simultaneamente. O vencedor foi o que ofertou o maior valor de outorga (ou contribuição fixa inicial, que soma o valor mínimo do leilão e o ágio ofertado). Esse valor será pago na assinatura dos contratos.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Obra segue em ritmo acelerado na Gerino de Souza, Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços …