O suplente Nelson Nahim (PSDB-RJ) assumiu na quinta-feira (4), na Câmara o lugar da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), nomeada para o Ministério do Trabalho. Em 2016, Nahim foi condenado à prisão por exploração sexual de menores de idade, mas foi solto após apenas quatro meses graças a uma liminar.
O político já assumiu o mandato de deputado federal duas vezes, mas por pouco tempo. Nahim é irmão do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho (PR-RJ), réu por corrupção, de quem é rival político.
Conhecido como “Meninas de Guarus”, o caso que levou Nahim à condenação de 12 anos, foi coordenado pela Polícia Civil em Campos de Goytacazes (RJ). O deputado e outras 13 pessoas foram acusadas de manter 15 meninas em cárcere privado, entre 2008 e 2009, que só deixavam o local para fazer programas sexuais.
De acordo com a polícia, crianças de 8 a 15 anos recebiam drogas e eram obrigadas a fazer cerca de 30 programas por dia. Apesar disso, Nahim conseguiu um habeas corpus em outubro de 2016.
Em nota, Garotinho diz que “não mantém relações políticas” com Nahim e “repudia o crime de pedofilia cometido por qualquer pessoa”.
Fonte: A TARDE SP