
Militares de Israel e do Egito trocaram tiros nesta segunda-feira (27) na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito, resultando na morte de um soldado egípcio, conforme relatos da imprensa israelense. Um porta-voz do governo egípcio confirmou a morte na região, mas não esclareceu se estava relacionada a um conflito com tropas israelenses, afirmando que o caso está sob investigação.
As Forças Armadas de Israel mencionaram um “incidente” com disparos na fronteira e informaram que os governos dos dois países estão dialogando sobre o episódio. Até a última atualização, não havia confirmação oficial de um confronto direto.
Se confirmado, este seria o primeiro confronto direto entre soldados de Israel e outro país desde o início da guerra na Faixa de Gaza, o que pode aumentar as pressões internacionais sobre o governo israelense.
O Egito tem atuado como mediador nas negociações entre Israel e o Hamas desde o início do conflito.
O incidente ocorre um dia após um ataque que matou 45 pessoas em um acampamento de descolados em Rafah, com Israel afirmando que bombardeou um alvo próximo ao acampamento, e não diretamente nele, ainda investigando o ocorrido.