
Cinco anos de luta e persistência levaram o secretário de escritório imobiliário Daniel Lana a sair de uma estatística que aflige cada dia mais brasileiros. Dados de 2017 mostram que 18,9% da população é obesa e 54% apresenta excesso de peso no País. Aos 30 anos de idade, ele atualmente está com 84 quilos, ao contrário dos 130 quilos de 2013.
Além de parar de fumar, Lana aliou os dois grandes pilares do combate ao excesso de peso na sua luta: alimentação saudável e prática regular de atividades físicas. “Não adianta nada você começar a fazer uma atividade física, se privar disso ou daquilo, se você não fizer um exercício mental antes e enfiar na cabeça que precisa fazer aquilo e que é capaz de conseguir,” disse.
No Brasil, uma das principais medidas no combate à obesidade e ao excesso de peso é a elaboração do Guia Alimentar para a População Brasileira, disponível gratuitamente no site do Ministério da Saúde. Publicada em 2014, a segunda edição do guia apresenta um vasto conteúdo com dicas e informações sobre a alimentação saudável. Além disso, o material serve como um importante subsídio para o desenvolvimento de ações que busquem promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população.