Credenciamento para mototaxistas recomeça a partir desta segunda

Crédito: Bruno Concha / Secom / PMS

A entrega de documentos para credenciamento de mototaxistas em Salvador começa a partir desta segunda-feira (12). Serão selecionadas pessoas físicas para a outorga de 2.938 autorizações para a exploração do Serviço do Transporte Individual de Passageiros com o uso de motocicletas (Mototaxi). Os interessados devem se dirigir à sede da Coordenadoria de Táxis e Transportes Especiais (Cotae), no Vale dos Barris, nº 501, Barris, até o dia 12 de junho, com a documentação exigida em edital, disponível no site www.mobilidade.salvador.ba.gov.br.

Algumas das exigências do edital são cópia autenticada do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo em nome do interessado, cópia da Carteira de Habilitação na Categoria A, CPF, atestado médico de sanidade física e mental, emitido, no máximo, há 30 dias e Certidão Negativa Criminal. Até o momento, 720 condutores já se credenciaram, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).

Segundo Fábio Mota, titular do órgão, a meta é preencher todas as vagas disponibilizadas nesta nova etapa. “Esse procedimento permite que tanto o usuário quanto o mototaxista tenha maior segurança, já que o permissionário que receber a autorização terá passado por todas as exigências, preenchido os requisitos legais do certame, o que possibilita o reconhecimento da profissão”, completou.

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

Motociclistas que querem atuar na profissão devem seguir as regras estabelecidas pelo Decreto Municipal 28.278, de 22 de fevereiro de 2017, que estabelece que, para transportar passageiros, é preciso estar habilitado na categoria A, no mínimo, há dois anos; a motocicleta (de até 250 cilindradas) deve ter, no máximo, cinco anos de uso, estar em nome do mototaxista e ser da cor amarela; além disso, os condutores devem utilizar todos os itens de segurança estabelecidos no decreto e ter curso de especialização sobre condução de passageiros em veículos motorizados de duas rodas.

Histórico – Para atender a uma luta histórica de 30 anos da categoria, o projeto de lei que regulamenta a atividade de mototáxi em Salvador foi encaminhado à Câmara pela Prefeitura em abril de 2016. Em agosto do mesmo ano, o texto foi aprovado pelo Legislativo e, em dezembro, sancionado pelo prefeito ACM Neto, dando seguimento à regulamentação. O certame foi lançado em março do ano passado com 2.938 vagas, sendo 720 aprovados no primeiro momento. Em dezembro de 2017, os alvarás dos credenciados foram entregues.

Para o presidente da Associação dos Motociclistas Profissionais da Bahia (Asmop-BA), Adailton Couto, o credenciamento tem proporcionado melhorias significativas para quem exerce o ofício. “É importante porque nos dá credibilidade. Basta notar que centenas de profissionais estão credenciados, com crachá na mão, sem infringir a lei. O trabalho no carnaval foi ótimo, tivemos a oportunidade de atuar em áreas destinadas pela Prefeitura, sem se preocupar com a fiscalização. Agora, a Prefeitura está dando mais uma oportunidade de legalizar a atividade, não há desculpa de que não deu para se credenciar por falta de tempo”, afirma.

Fonte: Secom/PMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto tem dobro de intenções de voto em Feira de Santana; Baianos não aguentam mais 4 anos de Jerônimo Rodrigues

A pesquisa da Economic Consultoria & Pesquisas mostrou o que muita gente já vem sentindo …