Durante o dia em Salvador, a advogada Hildegard Diehl, de 35 anos, realizou dois grandes desejos durante sua primeira visita à capital baiana: comer acarajé e conhecer a arquitetura dos prédios históricos do Centro. Mineira, mas moradora da Alemanha, Hildegard foi uma dentre os 3.952 passageiros que desembarcaram no Porto de Salvador na manhã desta segunda-feira (19), no navio MSC Fantasia, com capacidade de passageiros 100% preenchida. Segundo ela, o que mais chamou atenção ao desembarcar foi a música. “A gente tem a impressão que só há música no carnaval, mas ao desembarcar hoje, nós ouvimos as pessoas tocando. Eu pensei: mas nem é carnaval e já está esse clima gostoso”, disse a jovem, que sempre escutou sobre a alegria, o sol, a gente do bem e a comida boa da terra.
Por esses e outros motivos que o israelense Viktor Avramov, 73, que também chegou no cruzeiro, vem a Salvador sempre que pode. “Essa já é a quarta vez. Eu gosto muito da paisagem, da divisão da cidade em alta e baixa, de subir o Elevador Lacerda. Além disso, a música e as pessoas são as características que mais me atraem para cá”, disse o empresário.
Para recepcionar esses visitantes, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) disponibiliza um balcão com profissionais bilíngues prontos para prestar as principais informações sobre a cidade, além de distribuir roteiros históricos, como o passeio pelas igrejas, museus, dicas e mapas do Pelourinho e das principais praias da cidade.