
O Crystal Palace escreveu neste sábado (17) o capítulo mais marcante da sua história ao conquistar pela primeira vez a Copa da Inglaterra. Em pleno Wembley, o time venceu o poderoso Manchester City por 1 a 0 com gol de Eberechi Eze, que participou de cinco gols nos últimos cinco jogos da campanha.
A defesa do Palace foi decisiva: o goleiro Dean Henderson não só pegou um pênalti de Marmoush, como também se tornou o primeiro goleiro desde Petr Cech, em 2010, a defender uma penalidade em uma final da FA Cup no tempo normal.
Além do feito inédito, a vitória marca o fim de uma temporada desastrosa para o City, que sequer conseguiu reagir após a atuação gigante de Henderson que ainda se envolveu numa polêmica ao cortar uma bola fora da área sem punição. O Palace chegou a ampliar com Muñoz, mas o VAR anulou.
Foi a terceira final da FA Cup da história dos Eagles, que desta vez deixaram o sofrimento no passado contra o Manchester United (1990 e 2016) para levantar a taça mais tradicional do futebol inglês.