Da Cela de Teerã para o Pódio em Oslo: Narges Mohammadi abocanha Nobel da Paz




Vocês já ouviram falar da Narges Mohammadi? Narges, que foi notícia nesta sexta-feira (6) é uma daquelas pessoas que fazem a diferença no mundo e por esse motivo venceu o Prêmio Nobel da Paz.

Narges tem 51 anos e é jornalista e ativista iraniana que tem se dedicado, há muitos anos, à defesa dos direitos humanos em seu país. E quando eu digo “se dedicado”, quero dizer que ela tem enfrentado de tudo um pouco: desde ser presa várias vezes até sofrer tortura. Tudo porque ela se opõe a coisas como a obrigatoriedade do véu para as mulheres e à pena de morte no Irã.

Getty Images

Mesmo diante de tantos obstáculos e ameaças, Narges não desiste. Ela é daquelas pessoas que acreditam na mudança e no poder da resistência. Para se ter uma ideia, ela foi detida pela primeira vez há 22 anos. E, desde então, tem sido um alvo constante para ser silenciada.

Narges está atualmente na prisão de Evin, em Teerã, mas isso não impediu que ela e outras prisioneiras realizassem um ato simbólico em setembro, queimando seus véus. Esse ato foi em memória de Mahsa Amini, uma jovem que morreu por supostamente não seguir as regras de vestimenta das mulheres no Irã.

O que Narges representa vai além de sua própria luta. Ela se tornou um símbolo para muitas mulheres e homens que buscam justiça e igualdade no país. E agora, ao receber o Nobel da Paz, sua voz ressoa ainda mais forte e inspira pessoas ao redor do mundo.




.

.

.

.

.

.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …