A recente pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (18), mostra uma queda significativa no apoio à democracia como melhor forma de governo entre os brasileiros. Desde outubro de 2022, o índice caiu de 79% para 69%. No mesmo período, aumentou o número de pessoas que consideram que, em certas circunstâncias, uma ditadura pode ser melhor, subindo de 5% para 8%. Outros 17% agora dizem que “tanto faz”, contra 11% no ano passado.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 113 municípios nos dias 12 e 13 de dezembro, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Apesar do cenário, 52% dos entrevistados ainda acreditam que o Brasil não corre risco de virar uma ditadura, enquanto 43% avaliam que o país esteve à beira de um golpe de Estado em 2022. As investigações sobre a tentativa de golpe, que incluem o indiciamento de Jair Bolsonaro e outros 39 nomes pela Polícia Federal, alimentam debates.
Para 51% dos brasileiros, segundo a pesquisa Genial/Quaest, houve sim uma tentativa de golpe por parte de militares e do ex-presidente, enquanto 38% discordam.
O futuro das denúncias, agora nas mãos da PGR, será decisivo para o desfecho dessa trama que dividiu opiniões no país.