Domingo foi um daqueles dias que Salvador não vai esquecer. As cores, a música, as vozes e a paixão tomaram conta das ruas da cidade. A 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia teve como uma de suas principais estrelas a vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos.
A escolha de Ana Paula pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) como madrinha não poderia ser mais apropriada. No coração de Salvador, ela levou uma mensagem de amor, respeito e inclusão para todos. Em meio aos aplausos e ao calor da caminhada, Ana Paula falou, “entendo que não é só Ana Paula que está aqui, mas toda política pública que Salvador vem implementando para o público LGBT+. Cada pessoa deve ser amada, respeitada e incluída.”

Não é apenas sobre participar de eventos, mas sobre criar mudanças concretas para as pessoas. Por exemplo, Ana Paula mencionou o primeiro ambulatório LGBT+ de Salvador, que foi inaugurado no início de setembro. O espaço, situado no Multicentro Carlos Gomes, oferece cuidados completos para pessoas trans e travestis, incluindo serviços de hormonização e acompanhamento. E não para por aí, o ambulatório também ajuda em questões de sofrimento mental, fornece insumos para prevenção ao HIV e detecta precocemente o câncer de colo do útero e mama.
Outra grande iniciativa é o Centro Municipal de Referência Vida Bruno. Não é apenas um local de acolhimento, mas um espaço que oferece assessoria jurídica e social, além de ajudar na inserção no mercado de trabalho, capacitação e orientação em questões do nome social.
.
.
.
.
.
.