Decisão de apoio a Ciro Gomes ou Geraldo Alckmin divide o DEM

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, disse que a chapa majoritária só deve ser divulgada após o Democratas definir candidatura à sucessão presidencial deste ano. No âmbito interno, o partido convive com divergências entre manter a candidatura do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ou apoiar outro postulante à Presidência da República.

Neto disse na segunda (2) que há divisão no partido sobre quem vai apoiar na eleição deste ano para o governo central. Segundo ele, há integrantes que defendem a candidatura de Ciro Gomes (PDT), já outros que querem Geraldo Alckmin (PSDB), e também há os que apoiam à candidatura de Álvaro Dias (Podemos). “Hoje, o Democratas tem opiniões diversas internamente. A gente vai buscar o máximo de unidade possível para uma decisão que não será unânime […] Nós temos ainda colocada a pré-candidatura de Rodrigo [Maia] e só deixará de existir caso o partido chegue à conclusão de que deve apoiar outra. Estamos conversando com todo mundo”, afirmou, ao ressaltar que vai se reunir nesta semana com o presidenciável Geraldo Alckmin.

Conforme Neto, a decisão deve ocorrer até o dia 15 de julho. “Isso é uma estratégia que estou avaliando. Talvez, seja mais adequado aguardar a decisão nacional do Democratas”, declarou.

Em um eventual apoio de partidos de esquerda, como PSB e PCdoB, a Ciro Gomes, Neto declarou que o fato “não inviabiliza” um acordo com o DEM. “Não. Não inviabiliza de jeito nenhum. O único diálogo que a gente não tem é com o PT. No plano nacional, tem diálogo com o PSB, com o PCdoB, e não há nenhum impedimento”, explicou.

Informações da Tribuna da Bahia On/Line

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

ACM Neto: Federação União Brasil – Progressistas revela maior força de oposição a Lula, Jerônimo e o PT

Em entrevista à CNN, ACM Neto cravou que o União Brasil vai romper de vez …

4 Comentários

  1. Alckmin é muito mais competente que qualquer outro candidato. Quando começar a campanha de TV, o povo vai perceber que ele é melhor.

  2. BRUNO SARAIVA SANTANA

    O Geraldo é moderado, bom de diálogo, ótima liderança, é o único capaz de governar bem o Brasil e oferecer propostas que estão alinhadas com as necessidades do brasileiro. Tenho certeza que o DEM vai vir com Geraldo.

  3. O DEM tem que apoiar o mais preparado para o Brasil.Geraldo Alckmin presidente.

  4. DEM vai com o Geraldo! O mais preparado! #GeraldoPresidente