Democratas Bahia promove debate sobre empreendedorismo com jovens de Salvador como desafio para o país

O partido Democratas Bahia realizou na manhã deste sábado (13), no Hotel Real Classic, em Salvador, um debate com os jovens sobre o tema “Juventude Empreendedora, a saída para um Brasil forte e competitivo”. O encontro promovido pela Juventude Democratas e a Fundação Liberdade e Cidadania discutiu sobre o empreendedorismo e as perspectivas de futuro. Entre os palestrantes estavam o deputado federal José Carlos Aleluia, o professor Fábio Rocha e o cientista político Murílo Medeiros, assessor do Senador José Agripino (DEM-RN). Na mesa, estavam presentes também o ex-deputado estadual, Heraldo Rocha, o atual presidente da Juventude Democratas, Lucas Moreno, o presidente licenciado da Juventude Democratas e atual membro do Ministério da Educação, Bruno Alves, e a presidente do DEM Mulher, Natasha Rossewig.

O evento conta com a participação de jovens e futuros empreendedores que buscam conhecimento e troca de experiência sobre empreendedorismo e suas potencialidades como uma nova perspectiva de oportunidades para o Brasil. Durante o encontro, os jovens presentes tiveram a oportunidade de interagir com os debatedores assuntos pertinentes ao tema. A relevância do empreendedorismo para a economia do Brasil evidencia a importância de debates como estes que buscam a capacitação e qualificação de jovens no setor.

WhatsApp Image 2016-08-13 at 11.03.07

Sobre o tema do debate, o deputado federal e presidente da Fundação Liberdade e Cidadania, Jose Carlos Aleluia abordou que a ideia defendida pelo PT sobre os jovens prestarem somente concurso público para terem sucesso na vida profissional impede o incentivo ao empreendedorismo.

“Estamos vivendo no país onde as coisas dificilmente não se arrumam porque o estado está contra o trabalhador e o empreendedor. Ninguém incentiva o empreendedorismo, porque as pragas da burocracia infernal são muitas, e gente é movida a incentivos. O governo é sócio de qualquer empresa e está com dificuldade porque as empresas estão em dificuldade. Temos que mudar a cabeça do brasileiro de que o governo é quem resolve tudo. Mais do que ajudar, o governo tem que remover entulhos e apoiar as empresas e os empreendedores. O país está muito distante de se tornar competitivo, e o desafio é empreender”, defende Aleluia.

WhatsApp Image 2016-08-13 at 10.33.47

Ainda dentro da temática, o cientista político e assessor do senador José Agripino, Murilo Medeiros, destacou o papel do empreendedorismo no  Brasil. Segundo Murilo, os pontos que atrapalham o empreendedorismo são burocracia excessiva, o sistema de tributos complexos, tributos caros, dificuldade de acesso ao capital, legislação trabalhista antiquada, falta de apoio a inovação e a falta de educação empreendedora. Ele abordou também o perfil do empreendedor em Salvador onde 68% da população quer abrir o próprio negócio.

“O desafio é trazer para Salvador a cultura do empreendedorismo para melhorar o ambiente da cidade. Empreendedorismo não é só abrir empresa, é também uma característica individual de um líder, e este é o caminho que o Brasil merece trilhar”, afirma Medeiros.

Ainda no ciclo de debates, o presidente da Associação dos Jovens Empreendedores do Estado da Bahia (AJE), João Pedro Bahiana, defendeu que a educação empreendedora é uma ferramenta de transformação e de mudança da sociedade como oportunidade na vida das pessoas. Na ocasião, o presidente da AJE reforçou aos jovens a importância da dedicação e da força de vontade para se alcançar os objetivos.

“A sociedade está carente de pessoas protagonistas. As pessoas só fazem apontar culpados, mas não vestem a camisa do protagonismo como empreendedores para reverter o jogo da crise e mudar a realidade”, aponta João.

Na sequência, o consultor empresarial Sérgio Guimarães apresentou sobre o tema ao destacar sua empresa como exemplo de empreendedorismo, uma vez que o empresário iniciou seu negócio como jovem empreendedor. Ele mostrou ao público jovem que é possível empreender mesmo em um cenário adverso de crise no país. “Se você não pode fazer tudo, faça tudo o que pode. Se quiser empreender, tente”, disse Sérgio.

WhatsApp Image 2016-08-13 at 17.17.38

Encerrando o debate, o professor Fábio Rocha, especialista em Carreiras, que ministrou sobre o tema “Vida, carreira, empreendedorismo e política”, falou sobre o espírito empreendedor da juventude. “Empreendedorismo se resume em pessoas capazes que acreditam que podem transformar a realidade. No empreendedorismo, é preciso ousar e fazer as coisas acontecerem, e não esperar que as coisas aconteçam”, motiva o professor.

Rafael Santana

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …