
O deputado Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente do Agronegócio na Câmara dos Deputados, criticou duramente o governo Lula (PT) nesta segunda-feira (10), afirmando que está “colocando lixo no prato dos brasileiros”. A acusação refere-se à importação de arroz contaminado por defensivos agrícolas proibidos no Brasil há décadas.
Lupion garantiu que a oposição vai exigir uma investigação sobre suspeitas de corrupção nos leilões de importação, reveladas durante sua entrevista ao programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirante e BandNews TV.
As suspeitas de irregularidades começaram após produtores gaúchos relatarem que quase toda a safra de arroz foi colhida e estocada antes das enchentes. A situação se agravou com a revelação de que uma loja de queijos de Macapá (AP) venceu um leilão milionário de arroz. Lupion acusou o governo de divulgar fake news para justificar a importação, alegando “recomposição de estoques”. Segundo ele, não há necessidade de recompor estoques, e o governo estaria controlando os órgãos de investigação em consórcio com o STF, mas o setor agropecuário promete lutar para apurar a verdade.