Desabamento da Igreja de São Francisco: Roberta Caires cobra apuração de responsabilidade e apresenta moção de repúdio ao Iphan

Divulgação

A vereadora Roberta Caires, presidente da comissão de Direitos dos Cidadãos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Salvador (CMS), apresentou, nesta quinta-feira (06), dois projetos de indicação ao Poder Executivo, notificando o Procon Bahia e a Codecon Salvador, órgãos de defesa do consumidor, para que apurem a responsabilidade pelo desabamento do forro do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho.

De acordo com a vereadora, “a relação de consumo está claramente configurada porque a igreja cobra pela entrada e visitação, estabelecendo uma prestação de serviço mediante pagamento”. O desabamento resultou na morte de uma jovem turista de 26 anos e deixou outras cinco pessoas feridas.

Uma moção de repúdio notificando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi também protocolada pela vereadora, expressando sua indignação com a tragédia. “Sem dúvida a falta de fiscalização e a negligência do Iphan contribuíram para o acidente, disse”. Na nota, a vereadora lembrou que, em 2023, parte do pátio da igreja foi interditada devido ao risco de queda de uma estrutura, que foi posteriormente removida.




Relação de consumo – Segundo os artigos 6º e 14º da Lei Nº 8.078/1990, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor tem o direito à segurança e à proteção contra riscos que possam afetar sua vida, saúde e integridade física. O fornecedor de serviços, neste caso a igreja, responde pela reparação dos danos causados aos consumidores, independentemente da existência de culpa, quando não oferece a segurança esperada. “A igreja, ao cobrar pela entrada e visitação, assume a responsabilidade de garantir a segurança e a integridade dos visitantes”, disse a vereadora.




Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …