Desal economiza tempo e dinheiro em obras através de geoinformações

Foto: Bruno Concha / SECOM

Com subsídio da Diretoria de Geotecnologia da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Salvador passou a contar com ferramentas tecnológicas que auxiliam na execução de obras em espaços públicos. Além dos drones, que ajudam no mapeamento e levantamento de alguns dados da topografia da cidade, um aplicativo que informa o status das obras em andamento em tempo real para a equipe da Desal está funcionando em fase de teste na requalificação da Praça dos Eucaliptos, no Caminho das Árvores. O objetivo é promover economia de tempo e dinheiro, mas também facilitar a elaboração de obras específicas para crianças, idosos e deficientes, por exemplo.

O presidente da Desal, Marcilio Bastos, certifica que com os resultados serão positivos a partir dos dados coletados com o uso da tecnologia. “Com as ferramentas, teremos uma noção exata da dimensão da área que terá intervenção, analisando as camadas de informação, como: áreas de interesse, informações socioeconômicas, bases de dados e análises espaciais. Isso influencia diretamente na economia do tempo e do dinheiro público. A Desal já fazia esse trabalho ouvindo as pessoas e, agora, com a inteligência geográfica, temos dados estatísticos que nos certificam e nos dão confiança para a tomada de decisão”, acrescenta Marcílio Bastos.

Foto: Bruno Concha / SECOM

O investimento nessa área, de acordo com o diretor de geotecnologia da Desal, José Ricardo Negrão, é muito importante por facilitar a elaboração de projetos e a execução dessas ações. “O objetivo é realizar a topografia do terreno através de drones. Isso é um indicador de uma evolução tecnológica da ciência chamada fotogrametria convencional. Dentro das principais mudanças que ocorrerão na Desal com o uso de geotecnologias aliado ao uso de drones estão: diminuição de custos, facilidade de operação, logística e também aumento exponencial de produtividade”, disse.

A serviço do poder público – Pensando nos avanços que a Prefeitura está investindo por meio da Diretoria de Geotecnologia, a Desal desenvolveu um curso para os funcionários no próximo dia 15 de outubro, às 14h, com uma infraestrutura de dados atualizada e moderna, que possibilita a aplicação e o desenvolvimento de métodos de análise e favorece a disponibilização e o uso dos dados gerados, de forma integrada e inteligente.

O curso tem como principal objetivo capacitar ou preparar seus colaboradores que estejam iniciando uso de softwares aplicados em geotecnologia, e também para aqueles que querem ampliar seus conhecimentos nos processos de criação de base de dados geográficos e edição de mapas temáticos. Faz parte do treinamento o detalhamento das ferramentas de criação e edição de dados, edição de feições compartilhadas, modelagem de atributos tabulares, criação de projetos com dados obtidos através do Sistema de Posicionamento Global, e etc.

A primeira turma será formada por funcionários da Desal. Em seguida, o curso será aberto para outras entidades e secretarias do município.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …