Descarte correto do lixo ajuda cidadãos a evitar doenças

Os bons hábitos de higiene e a manutenção de um ambiente limpo contribuem de forma significativa para reduzir a incidência de doenças relacionadas aos resíduos domiciliares. Isso porque os materiais descartados de forma inadequada promovem condições favoráveis para a proliferação de ratos, baratas e, principalmente, para o agente transmissor da dengue, zika e chikungunya – o Aedes aegypti.



Considerando apenas o lixo domiciliar, diariamente, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) coleta cerca de 2,8 mil toneladas de resíduos e uma parte desse montante é encontrada em locais fora dos pontos de coleta, podendo causar graves ameaças à saúde pública da população, a exemplo das arboviroses.

“A Operação Dengue, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é uma das nossas frentes de trabalho em que nossos agentes realizam serviços como limpeza de encostas, coletas de entulho e materiais inservíveis com o objetivo de eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito. É importante que a população também faça sua parte, evitando o descarte irregular desses materiais”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

O médico do trabalho que atua na Limpurb, Francisco Bragança, completou que a limpeza é um fator determinante para evitar várias enfermidades. “Ações simples como lavar bem as mãos, não andar descalço e limpar bem as superfícies com bastante contato, a exemplo de maçanetas e pisos, são fundamentais para não desenvolver alguma doença. Por isso, é importante que a população cultive bons hábitos de higiene, acondicione corretamente os resíduos e contribua para a manutenção da limpeza da cidade”, destacou Bragança.

Valter Pontes SECOM

Descarte correto – A orientação da Limpurb é que o descarte seja feito próximo ao horário da coleta. O lixo domiciliar deve ser deixado na frente da casa ou nas caixas estacionárias (contêineres), nos bairros que dispõem desses coletores, e próximo ao horário em que o caminhão compactador passa para fazer a coleta.

É fundamental também fazer o descarte nos dias corretos, pois há locais da cidade onde a coleta é feita em dias alternados. O resíduo deve estar acondicionado em saco plástico bem amarrado para que não seja espalhado por animais.

Além da coleta convencional feita por compactadores, minicompactadores e triciclos (quando as ruas são mais estreitas), a Limpurb dispõe de dois ecopontos para recebimento de materiais volumosos, a exemplo de carcaça, móveis, eletrodomésticos inservíveis e resíduos da construção civil. Uma dessas estruturas fica no Itaigara, na Rua Wanderley de Pinho, s/n, atrás do Hiper Posto BR. O outro ecoponto está localizado na Rua Alto do Abaeté, em Itapuã, próximo à sede do bloco afro Malê Debalê.

 

 

 



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …