Descubra a magia da Lavagem de Itapuã: o ritual que abre o Carnaval de Salvador hoje (1)

João Cardoso Agecom PMS

Em meio aos preparativos para o Carnaval de Salvador, a Lavagem de Itapuã se destaca como uma tradição que transcende o tempo, reafirmando a força e a determinação da comunidade local em manter vivas suas raízes culturais.

Nesta quinta-feira, antes do alvorecer, moradores e fiéis se reuniram em um gesto de fé e união, trazendo à tona a essência da celebração que inicia oficialmente a festa mais colorida do Brasil. A cerimônia, que começa com o Bando Anunciador percorrendo as ruas ao som de violas e maracas, culmina na emocionante lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, onde a água de cheiro e as folhas perfumadas simbolizam purificação e renovação.




Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

Leonice Gomes, herdeira direta dessa rica tradição, destaca o papel das mulheres da comunidade, as antigas ganhadeiras, que aguardavam o retorno dos pescadores para iniciar a lavagem. A “Lavagem das Nativas”, iniciada por Dona Niçu, traz consigo a história e a cultura de um povo que, através de sua fé e devoção, prepara o palco para o Carnaval que se aproxima.

Com mais de 36 blocos animando as ruas e a inclusão de práticas náuticas e homenagens a Iemanjá nos dias subsequentes, a Lavagem de Itapuã é mais do que um evento; é uma manifestação cultural profunda que convida moradores e turistas a vivenciarem juntos a magia e a alegria do Carnaval baiano.





Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

ACM Neto no aniversário de Zé Ronaldo: “depois de ser derrotado nas urnas em Feira de Santana, Jerônimo Rodrigues busca se aproximar a ele”

Durante a missa em comemoração aos 74 anos do prefeito de Feira de Santana, José …