
O ano de 2018 se apresenta com diversos pré-candidatos as eleições de outubro que já intensificam seus contatos juntos a suas bases eleitorais no sentido de armar as estratégias para atrair voto do eleitorado. A ordem é buscar aliados, arregimentar aliados para chegar forte no período de campanha eleitoral.
O DEM que tem como pré-candidato a governador o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, que promete intensificar o ciclo de debates Pensando a Bahia, incluindo eventos tanto na capital quanto no interior do Estado.
A Caravana do DEM, que debate propostas para o desenvolvimento do Estado, segue dialogando e pensando no presente e no futuro da Bahia. Zé Ronaldo está na linha de frente deste processo de mobilização, de engajamento e de convencimento político contra a política da atual gestão estadual e debatendo e coletando contribuições com soluções que defenderá durante a campanha para resolver os grandes problemas do Estado. “Nosso projeto é trabalhar pela eleição ao governo do Estado”, disse Zé Ronaldo.
Dentre os nomes mais fortes para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), estão o presidente da Câmara, vereador Leo Prates, o também vereador Alexandre Aleluia e Taissa Gama (PTB). Para a Câmara Federal, estão os nomes de Joao Roma (PRB), e Joceval Rodrigues (PPS). Além dos já detentores de mandatos que disputarão suas reeleições como José Carlos Aleluia, Benito Gama (PTB), entre outros que já estão intensificando seus contatos com suas bases eleitorais. Eles têm intensificado as visitas aos municípios baianos e as entrevistas concedidas a emissoras do interior do Estado.
Leo Prates e Alexandre Aleluia e Taissa Gama encaram com seriedade a forte concorrência e os deputados Aleluia e Benito Gama estão empenhados em garantir o retorno à Câmara Federal. Eles trabalham para ampliar a base de apoio formada por prefeitos e líderes municipais que transferem votos. Para isso, intensificam visitas em cidades do interior baiano.
Outros pré-candidatos estão também com o “bloco” nas ruas buscando apoios para a eleição que se aproxima.
O também pré-candidato ao senado pelo MDB, João Santana, pretende também pretende intensificar o seu contato junto as bases eleitorais, visitando vários municípios baianos. Santana confirmou que independentemente da manutenção ou quebra da aliança no âmbito do partido, a sua intenção é disputar o Palácio de Ondina.
“Sou pré-candidato ao governo do Estado”, disse João Santana. Segundo ele, essa questão já está fechada com o MDB e todo o grupo que apoia a sua intenção, inclusive o deputado federal Lúcio Vieira Lima.
Sobre a composição das chapas majoritárias de Zé Ronaldo e João Santana, tanto o pré-candidato democrata quanto o emedebista disse que isso está sendo discutido e definido. “Temos tempo para definir a composição da chapa”, pontuou Zé Ronaldo.
Rafael Santana