Dia D marca final da campanha contra pólio e sarampo neste sábado

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove neste sábado (1º) o segundo Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e Pólio em Salvador. A mobilização, que acontece das 8h às 17h, marca o final da estratégia de imunização na capital baiana. No total, 82 pontos de vacinação estarão disponíveis entre postos de saúde e locais com grande circulação de pessoas como igrejas, escolas, associação de moradores, supermercados e Prefeituras-Bairro, além de 24 volantes para atendimento casa a casa nas localidades de vazio assistencial ou difícil acesso.

Iniciada em 06 de agosto, a campanha apresenta ainda baixa adesão no município. Das 134 mil crianças entre um e menores de cinco anos que residem na cidade, aproximadamente 71 mil compareceram aos postos para tomar as doses, número que corresponde a apenas 53% de cobertura.

“A Secretaria da Saúde tem mantido esforços para garantir amplo acesso para vacina, com a busca ativa de crianças nas escolas, ampliação do horário de funcionamento de postos de referência durante a semana e, agora, promovendo um segundo Dia D. É importante que pais e responsáveis não percam essa última oportunidade de manter os pequenos contra essas doenças e garantir que Salvador permaneça livre da circulação dessas patologias”, alertou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis.

Esse ano, foram confirmados mais de 1,5 mil casos de sarampo no Brasil. Já em relação à paralisia infantil, apesar de não haver registros da doença no país desde 1988, a queda considerável no número de crianças vacinadas em todo país coloca sob ameaça o retorno da patologia, que era considerada como erradicada no território nacional.

Fonte: Secom/PMS

 

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Angélica presta solidariedade a Tati e Micheli Machado após perdas gestacionais

A apresentadora Angélica expressou solidariedade a Tati Machado e Micheli Machado, que enfrentaram perdas gestacionais …