
O chocolate é o queridinho de muitos que amam doces, mas e quando é possível aliar sabor e saúde? Os chamados chocolates funcionais possuem o sabor característico, mas com benefícios ao organismo, além de serem sem açúcar, glúten, lactose ou gordura trans, a depender de como for produzido.
Os chocolates funcionais devem ser produzidos com ingredientes necessários para a manutenção da saúde, mas também que possam gerar uma experiência prazerosa. De acordo com Raimunda Rego, farmacêutica da Singular Pharma, empresa baiana especializada em soluções individualizadas para longevidade e qualidade de vida, cada fórmula é desenvolvida para atender às necessidades específicas dos clientes, promovendo bem-estar e satisfação.
Benefícios funcionais – Os chocolates funcionais possuem antioxidantes naturais, pela presença do cacau puro em sua composição. Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e a promover a saúde vascular. Entre os ingredientes também podem conter açaí, chia e spirulina, que não nutrientes que podem contribuir com mais energia e vitalidade. No preparo também há vitaminas e minerais em cada fórmula de forma específica, com o objetivo de fortalecer o sistema imunológico e auxiliar na saúde de modo geral.
Soluções personalizadas – Cada pessoa é única e cada medicamento manipulado deve ser produzido para atender as necessidades do paciente. Deste modo, os chocolates funcionais também devem ter suas formulações ajustadas. “Precisamos atender as necessidades específicas, sejam elas dietéticas ou relacionadas a condições de saúde. Desde a exclusão de componentes alergênicos até a incorporação de suplementos adicionais”, explica Raimunda.