
O Dia do Médico é comemorado nesta quarta-feira (18). A profissão está passando por um momento difícil, pois “tão pouco temos a comemorar”. É o que afirma o médico Dr. Everton Mendes, que atua na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Ele declara que os profissionais estão sobrecarregados em suas atividades diárias e se deparam com as péssimas condições de trabalho nos hospitais e postos de saúde da rede pública na Bahia, além da falta de oportunidade de carreira e de garantias trabalhistas aos médicos. O médico relata também que os profissionais estão também descontentes com a sua remuneração.
Servico público de saúde
A situação nos postos e hospitais públicos foi também criticada pelo médico. Conforme o profissional, os pacientes e seus acompanhantes se mostram irritados, frustrados e insatisfeitos com o atendimento prestado pelo serviço público de saúde no Estado.
No entanto, acrescenta que os médicos e os enfermeiros não são culpados; eles também são vítimas neste caso.
Ele critica também a falta de oportunidade para os médicos trabalharem em cidades do interior, não apenas por causa dos baixos salários, mas também pelas condições de trabalho, que inclui a falta de equipamentos, de materiais, além de reduzido número de enfermeiros e outros profissionais da área.
Assista o vídeo com a fala do médico Dr. Everton Mendes:
Rafael Santana