Mais de 43 mil soteropolitanos possuem a Síndrome do Espectro Autista (TEA). A data, que reforça a luta pelos direitos e contra o preconceito às pessoas com autismo, foi celebrada nesta terça-feira (2), na Câmara Municipal de Salvador, em sessão especial presidida pelo vereador Cezar Leite (PSDB). A atividade ganhou um tom especial com o discurso de Emmerson Vagner dos Santos, primeira pessoa com autismo a ser nomeada como assessor parlamentar no Brasil. “Essa é uma oportunidade muito importante para mim. Muita coisa mudou na minha desde que vim trabalhar aqui. Agradeço ao vereador pela oportunidade e também aos meus colegas de gabinete que me tratam sem preconceito. Com eles eu me sinto incluso”, disse Emmerson, que trabalha desde 2017 no gabinete de Cezar Leite.
“Estar presente nessa sessão é uma forma de destacar meu reconhecimento à atuação incansável do vereador Cezar Leite. Sabemos que é preciso avançar muito nas esferas municipal, estadual e federal. Sou parceiro desta causa e na busca da inclusão dessas crianças nos serviços de saúde, educação e esporte”, disse o presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD).
“Muitas pessoas criticam quando se comemora uma data, mas esses são momentos simbólicos para lembrar a sociedade de causas importantes”, destacou o vereador. Cezar Leite é autor de uma lei municipal que garante que os cinemas de Salvador realizem, uma vez por mês, sessão especial para as pessoas com autismo. A lei já foi sancionada, mas ainda aguarda regulamentação. “Essas sessões de cinema terão som reduzido, luz um pouco mais alta e portas abertas. Todo ambiente seria preparado para garantir o conforto desse público especial”, afirmou o vereador.
Causa – “Comecei tudo pela causa autista, mas hoje nossa bandeira vai além. É a da garantia dos direitos e assim seguimos abraçando mais e mais causas”, completou Cezar Leite. A busca por inclusão e garantia dos direitos tem o apoio de instituições como a Associação de Amigos do Autista da Bahia (AMA). “Realizamos atendimento pedagógico propiciando saúde, lazer, trabalho e inserção na sociedade. Atualmente, 208 pessoas são assistidas pela entidade e temos uma lista de espera com mais de mil”, contou o vice-presidente Leonardo Martinez.
A maioria dos grupos são formados por pais, que se mobilizam na busca pela inclusão, educação e direitos dos filhos. Assim nasceu a vontade da juíza e presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), Elbia Araújo, fazer algo mais. Hoje ele é diretora de política institucional e de apoio para magistrados com filhos especiais, setor criado pela Associação dos Magistrados Brasileiros. O juiz e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça da Bahia, Rilton Góes Ribeiro, também participou da mesa e falou da importância de todas as instituições na luta pela garantia de direitos.
A sessão especial contou com apresentação do grupo de crianças da AMA. Eles acompanharam com instrumentos artesanais a execução das músicas Bem Te Vi e Um Anjo. A mesa da atividade foi composta pelos já citados e também pela presidente do Instituto Viva Infância, Maria Auxiliadora Mascarenhas; pelo promotor de Justiça e representante do Grupo de Atuação Especial de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência do Ministério Público da Bahia, Ulisses Araújo; e pelo advogado e pai de autista Romeu Sá Barreto. As secretarias estadual e municipal de saúde foram representadas por Flora Oliveira e Jaqueline Barros.
Exposição – O “Projeto Mães – Autismo Conhecer para Entender” junto com Arte e Inclusão, apresenta até 21 de abril, no Shopping da Bahia, a Exposição Autismo com Afeto. A exposição conta com o apoio de Ana Frantz, do vereador Cezar Leite e do Shopping da Bahia. A mostra é gratuita.